Projeto de pesquisa: ações educativas com ênfase a aspectos higiênico-sanitários, nutricionais e tecnológicos voltados à capacitação dos pescadores e manipuladores de peixe salgado do complexo ver-o-peso.

Na tentativa de diminuir problemas relacionados a doenças transmitidas por alimentos (DTAs), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) passaram a exigir a aplicação de técnicas de boas práticas de fabricação nos locais que processam e comercializam pescado, com objetivo de assegurar a qualidade dos alimentos, por meio da avaliação e determinação de pontos de contaminação em toda cadeia de produção do pescado. A eficácia dessas técnicas depende da conscientização e treinamento do pessoal envolvido nas operações aplicadas ao longo da cadeia de produção do pescado que compreende desde a captura até a comercialização. A salga é um dos mais tradicionais processos de conservação de alimentos principalmente no segmento de pesca. Embora de fácil aplicação, o processo de salga realizado por pescadores e manipuladores de peixe salgado do complexo do Ver-o-Peso é conduzido de maneira inadequada e largamente difundido na maioria dos estados da Região Norte. Isso tem proporcionado a elaboração de produtos com baixo valor comercial. Os problemas são ainda maiores quando se leva em consideração o perfil dos manipuladores de pescado salgado que apresentam baixos níveis de escolaridade e, na maioria das vezes, desprovidos de conhecimentos para a correta manipulação do pescado e prevenção de riscos e perigos de contaminação. O Complexo Ver-o-Peso é o principal ponto de desembarque, beneficiamento e comercialização da produção de peixe salgado da região metropolitana da cidade de Belém e seus arredores. No entanto, o processo de salga aplicado é totalmente empírico e efetuado sem os mínimos princípios higiênico-sanitários, gerando um produto de baixa qualidade e fora das mínimas conformidades exigidas pelas agências reguladoras da qualidade e segurança de alimentos. Levando em conta estes antecedentes e associado à existência de elementos socioeconômicos e culturais que são extremamente relevantes no fornecimento de dados para subsidiar os programas de políticas públicas, em prol de melhores condições de vida dessas comunidades; este estudo propõe ações educativas com ênfase a aspectos higiênico-sanitários, nutricionais e tecnológico voltados a capacitação dos pescadores e manipuladores de peixe salgado do complexo Ver-o-Peso, bem como aplicações combinadas de processos de conservação simples visando a padronização e inovação de produtos a base de pescado. É importante salientar que a capacitação se coloca como aspecto fundamental no sentido de inclusão desses trabalhadores no mercado, além de possibilitar o crescimento sustentável regional, trabalho, renda e qualidade de vida para os moradores da região.

Coordenador do projeto: Antonio Manoel da Cruz Rodrigues.

27/09/2017-30/09/2019

Capacitação técnica de pescadores do Ver-o-Peso

Durante o ano de 2013, o Programa promoveu diversas palestras, cursos e oficinas de capacitação voltadas a vendedores de peixe salgado, pertencentes à Associação de Vendedores de Peixe Salgado da Feira do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Coordenado pelo professor Antonio Manoel da Cruz Rodrigues, os eventos tiveram como objetivo diminuir problemas relacionados a doenças transmitidas por alimentos (DTAs). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) passaram a exigir dos locais que processam e comercializam pescado, a aplicação de técnicas que visam garantir a qualidade dos alimentos por meio da avaliação e determinação de pontos de contaminação em toda cadeia de produção do pescado. Nesse contexto, o Programa propôs ações voltadas a capacitação dos pescadores pela aplicação integral do sistema de Boas Práticas de Fabricação (BPF), visando qualificá-los para a obtenção de uma matéria-prima e produtos com segurança alimentar. Serviu também como objeto de estudo para a elaboração de um modelo de gestão da qualidade higiênico-sanitária no setor de comercialização de pescado salgado da feira do Ver-o-Peso que poderá ser replicado em outras feiras. Como resultados obtidos, mais de 30 trabalhadores receberam certificados de conclusão de curso sobre higienização, manipulação e processamento de peixes salgados. Mais informações em: G1 Pará: Projeto da UFPA leva qualidade ao peixe salgado doVer-o-Peso.